O programa de ARTES MARCIAIS ADAPTADAS destina-se a pessoas com perturbações globais do desenvolvimento, espectro do autismo, qualquer outro tipo de deficiência ou necessidades especiais a partir dos 3 anos.
Este programa tem como objetivo o ensino e a prática de artes marciais adaptadas conjugando as vertentes terapêutica e desportiva destas modalidades, tendo apoio individual.
A prática das artes marciais, para além de desenvolverem coordenação e o controle da força, promovem também a concentração, o contacto físico, a auto-estima e a confiança.
Promove ainda de maneira mais lúdica e social (necessário um par) a prática responsável de exercício físico regular de forma independente e motivante, uma vez que a competência da técnica já está adquirida.
Enquanto as capacidades físicas aumentam e diminuem (consoante o estímulo), a memória motora, ligada ao movimento aprendido através da técnica, nunca se perde.
As crianças com deficiência aprendem a defender-se, gerir as suas frustrações, a autorregular-se através da aprendizagem de uma arte marcial (kickboxing, Muay Thai ou Jiu-jitsu). No futuro poderão, de uma forma mais independente, praticar e integrar turmas regulares ligadas às mesmas.
Cada aluno tem um plano de aula com objetivos específicos e individualizados para as suas capacidades. As aulas podem ser individuais ou em pequenos grupos de 2/3 alunos.
Locais:
Espaço Comunitário Bairro Padre Cruz (Carnide) - R. Rio Tejo 7, 1600-746 Lisboa
Externato João XXIII (Parque das Nações) - R. Corsário das Ilhas, 1990-249 Lisboa