A TERAPIA DA FALA destina-se a crianças dos 2 aos 12 anos com perturbações globais do desenvolvimento, espectro do autismo, ou qualquer outro tipo de deficiência ou necessidades especiais. Tem como objetivo a prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico da comunicação humana e das perturbações relacionadas.
As principais áreas de intervenção são: comunicação (dificuldades na interação), linguagem (dificuldades de expressão ou/e de compreensão), articulação Verbal (troca/omissão de sons), deglutição (dificuldades em mastigar/engolir), motricidade Orofacial (movimentos alterados, dor e desconforto, maus hábitos orais), leitura e escrita.
O técnico responsável é um terapeuta da fala. É realizado um plano de intervenção individual para cada criança de acordo com as suas competências. As sessões de Terapia da Fala são realizadas no programa de intervenção intensiva escolar e no programa de intervenção escolar (em contexto escolar ou domiciliário, tendo em conta as necessidades da criança e da família).
A periodicidade das sessões varia de acordo com as dificuldades da criança.
As principais estratégias utilizadas são o apoio visual, apoio auditivo, apoio cinestésico, reforço positivo, feedback corretivo, criação de atividades lúdicas com interesse para cada criança e utilização de imagens atrativas.
Os objetivos são:
- Desenvolver as competências comunicativas destas crianças e promover a aquisição de competências da linguagem;
- Criar atividades que estimulem a comunicação entre os pares; desenvolver um trabalho multidisciplinar; aumentar a eficácia da integração de crianças com perturbações globais do desenvolvimento no ensino regular; Minimizar o fracasso escolar; Permitir que as crianças se tornem adultos mais competentes e autónomos.
- Aumentar a eficácia da integração de crianças com perturbações globais do desenvolvimento no ensino regular; Promover a autonomia e independência de crianças com perturbações globais do desenvolvimento no ensino regular