CAMPOS DE FÉRIAS

O programa dos CAMPOS DE FÉRIAS é um programa de ocupação dos tempos livres e destina-se a pessoas com perturbações globais do desenvolvimento, espectro do autismo, qualquer outro tipo de deficiência ou necessidades especiais.
Estes campos de férias têm um carácter lúdico, desportivo, cultural e constituem uma resposta social e pedagógica muito importante para os participantes e suas famílias. São desenvolvidas atividades de desporto adaptado, culturais e recreativas.

Os campos são baseados num modelo de campos de férias americano desenvolvido em Bradford Woods, Indiana (USA) em que todos os participantes têm acompanhamento individual.
O programa de Campos de Férias tem dois grandes objetivos. Por um lado, dá oportunidade a pessoas com deficiência de participarem num campo de férias desportivo, seguro e adaptado às suas características. Por outro lado, dá oportunidade a jovens estudantes (ensino secundário e universitário) de terem uma experiência única com populações especiais. Inicialmente têm uma formação teórico-prática sobre a deficiência, atividades e estratégias. Durante o campo são supervisionados por coordenadores com uma vasta experiência na área da deficiência, que os acompanham e orientam na melhor forma de interagir e trabalhar com crianças com necessidades especiais.


CAMPO DE FÉRIAS INCLUSIVO - CAMP ABILITIES
O CAMP ABILITIES é uma adaptação de um modelo americano de campos de férias para crianças cegas que tem como motor de inovação o fato de os monitores serem também crianças e jovens, sem qualquer tipo de deficiência. Destina-se a crianças e jovens cegas totais sem outro tipo de deficiências associadas dos 8 aos 16 anos em que cada jovem é acompanhado permanentemente por um par da sua idade sem qualquer tipo de deficiência.
A missão deste campo é a INCLUSÃO, de crianças/jovens com deficiência visual e crianças/jovens ditas normais, que em pares participam em diferentes atividades desportivas e recreativas num regime de internato, 24h por dia, durante uma semana.


Esta é uma experiência única para ambos os grupos. Por um lado, os participantes com deficiência visual têm oportunidade de, num ambiente seguro, experimentar diversos desportos, atividades físicas e interagir em ambientes diferentes. É uma experiência muito intensa e muito marcante em que muitos relatam como sendo a melhor semana das suas vidas ao longo de vários anos. Muitos passam a praticar um desporto que experimentaram no campo de férias. Os pais relatam que as aprendizagens das atividades de vida diária permanecem e ficam sempre com o desejo ainda maior de serem mais autónomos.


Por outro lado, os jovens sem deficiência convivem e ajudam outros com deficiência visual, o que lhes permite conhecer de uma forma muito próxima as suas dificuldades, mas, também, o seu enorme potencial. Têm oportunidade de ver, no imediato, as consequências da sua ajuda. Têm oportunidade de ver os desportos adaptados e de os praticar. É uma experiência muito intensa e muito marcante em que muitos relatam como sendo a melhor semana das suas vidas ao longo de vários anos. Alguns ficam com amigos invisuais com quem mantém o contacto. Muitos ficam com vontade de fazer a diferença noutras áreas ou com outras pessoas com outro tipo de deficiências.

CAMPO DE FÉRIAS ABERTO
Destinam-se a crianças dos 3 aos 12 anos, e funcionam em regime de externato, durante 10 dias úteis das 9h às 17h. Neste campo existem para cada 5 crianças, 8 adultos a acompanhar; 5 monitores voluntários em apoio direto, um voluntário para programar as atividades e um coordenador para supervisionar:

Expressão Dramática (histórias, leitura, dança, teatro, máscaras, fantoches, ...)
Atividades da Vida Diária (comer sozinho, tomar banho, lavar os dentes, vestir-se, arrumar a roupa)
Atividades psicomotoras (circuitos em ginásio com diferentes materiais)
Bicicletas, trotinetas e patins
Expressão plástica (recortes, colagens, grafismos, encaixes, puzzles, etc...)
Natação Adaptada
Workshops (música, dança, cães de terapia, hipoterapia, artes marciais etc…)
Visitas ao exterior (museus e parques)
Os objetivos dos campos são:
Crianças com NEE - desenvolvimento das competências sociais, motoras e comunicativas destas crianças; aumentar a sua autonomia em tarefas do dia-a-dia; permitir a participação ativas destas crianças numa colónia de férias; aumentar capacidades técnicas e humanas em futuros profissionais de saúde e educação;

Monitores - Recebem formação e têm uma experiência prática com populações com deficiência de uma forma intensiva, mas sempre com orientação permanente de coordenadores com uma vasta experiência nesta área.
Este campo permite ainda às famílias cuidadoras descansarem durante uma semana, fisicamente e mentalmente.

Muitas crianças, pelo facto do campo de férias ser de carácter intensivo, conseguem aprender tarefas de uma forma mais eficaz e permanente, do que com as sessões terapêuticas realizadas ao longo do ano letivo com periodicidade semanal ou bi-semanal.


CAMPO DE FÉRIAS FECHADO
Destina-se a jovens dos 10 aos 17 anos com perturbações do espectro do autismo ou outro tipo de deficiências que sejam independentes na marcha e que sejam alunos da AAMA em qualquer programa ao longo do ano letivo. Funciona em regime de internato, durante 6 dias. Neste campo existem para cada 7 jovens 10 adultos a acompanhar; 7 monitores voluntários em apoio direto, um voluntário para programar as atividades e 2 coordenadores para supervisionar o grupo. São desenvolvidas as seguintes atividades:
Expressão Dramática (dança, teatro, máscaras, fantoches, ...)
Atividades da Vida Diária (comer sozinho, tomar banho, lavar os dentes, vestir-se, arrumar a roupa, fazer a cama, por a mesa, escolher a roupa, etc…)
Futebol adaptado
Atletismo adaptado
Ginástica adaptada
Basquetebol adaptado
Bicicletas, trotinetas e patins
Expressão plástica (recortes, colagens, grafismos, encaixes, puzzles, etc..)
Natação Adaptada
Visitas ao exterior (museus e parques)


ECO-COLÓNIA
Destina-se a jovens com mais de 18 anos com défice cognitivo que tenham capacidade de comunicação verbal e que sejam independentes. Funciona em regime de internato, durante 7 dias.
Neste campo existem 12 jovens com 6 adultos a acompanhar; 4 monitores voluntários em apoio direto e 2 coordenadores para supervisionar o grupo. São desenvolvidas as seguintes atividades:
Expressão Dramática (dança, teatro, máscaras, fantoches, ...)
Atividades da Vida Diária (comer sozinho, tomar banho, lavar os dentes, vestir-se, arrumar a roupa, fazer a cama, por a mesa, escolher a roupa, etc…)
Actividades no campo como colher e empacotar frutos e legumes, dar comida aos animais, cozinhar, limpar etc…
Visitas ao exterior (museus e parques)
Os participantes têm um horário que comporta momentos de trabalho em conjunto com os funcionários da herdade, momentos de descanso, refeições, momentos de expressão artística, momentos de lazer e culturais.
Os objectivos são:
- Promover o empowerment, a superação e a capacidade de tomarem decisões, verbalizarem escolhas, sentirem-se úteis e capazes de desenvolver diferentes tarefas. (participantes)
- Contribuir para a autonomia das pessoas com deficiência e mostrar à sociedade que elas também podem ter o seu lugar e serem ativas no desenvolvimento da sua vida.
Os participantes, embora com supervisão (1 técnico para 2/3 participantes), serão maioritariamente responsáveis pelas suas escolhas, auto-cuidado, tarefas domésticas, colaboração nas atividades de grupo e gestão das suas emoções/saudade. O desenvolvimento destas características irá corroborar para uma maior auto-suficiência que se deverá estender ao dia-a-dia dos participantes.







Partilhe em

APOIE OS PROJETOS DA AAMA!

Juntos vamos quebrar barreiras para incluir vidas inteiras