O programa de INTERVENÇÃO ESCOLAR E DOMICILIÁRIA destina-se a crianças com perturbações globais do desenvolvimento, espectro do autismo, qualquer outro tipo de deficiência ou necessidades especiais.
O objetivo deste programa é apoiar o aluno em contexto domiciliário ou escolar de acordo com as necessidades da criança e da família. A intervenção pode ser realizada em várias vertentes:
- “Técnico sombra” – O aluno é acompanhado por um técnico em sala de aula, de forma a que seja capaz de seguir as atividades propostas pela educadora/professora e os conteúdos programáticos. O técnico tem, também, o papel de ajudar o educador/professor na adaptação de conteúdos, partilhando estratégias e metodologias.
- Reforço académico - o aluno é acompanhado por um técnico que dá apoio em sessões individuais na escola, mas fora da sala de aula e/ou na residência.
- Formação parental individualizada em contexto familiar (presenciais e/ou virtuais) - os pais ou encarregados de educação do aluno recebem formação técnica sobre estratégias de como trabalhar com o aluno.
- Competências sociais e integração com pares - o técnico dinamiza jogos e atividades durante os recreios da escola para integrar o aluno com necessidades educativas especiais.
Local: Não tem morada fixa, ou é feito em escolas que as crianças frequentam ou na casa dos pais.