A AAMA surgiu oficialmente no dia 26 de dezembro de 2008. Foi numa manhã fria de inverno que fomos os três (Mariana Loureiro, Rita Gomes da Costa e Henrique Pereira) ao gabinete de uma advogada nas Amoreiras fazer a escritura para nos tornarmos legais e oficiais.
Mas a ideia da AAMA já há muito que tinha surgido. Começamos como equipa no Lar Militar da Cruz Vermelha Portuguesa uns anos antes, onde desenvolvemos 2 programas. A natação adaptada e os campos de férias para crianças especiais.
No final do ano letivo de 2007/2008, algumas das nossas crianças já estavam crescidas e precisavam de nadar numa piscina maior e mais funda.
Sugerimos aos pais que procurassem outros programas, mas todos quiseram ficar connosco. Então fomos à piscina do Rego (atual piscina das Avenidas Novas) e pedimos se podíamos usar uma pista ao sábado à tarde para experimentar. Durante alguns meses uma equipa de 4 técnicos fez voluntariado. Os pais deram deram donativos e foi com esse montante que fizemos a escritura.