INtegrarTE

O programa INtegrarTE tem como principal objetivo o treino de competências laborais de jovens adultos com perturbação do espectro do autismo e/ou necessidades especiais para uma possível integração no mercado de trabalho.


O objetivo é conseguir que os jovens consigam aprender a exercer funções básicas laborais num local de trabalho e ver o impacto imediato das suas ações.


Neste programa o jovem tem apoio permanente de um técnico, que faz a “ponte” entre a entidade laboral e o jovem, e adapta todas as tarefas de forma a que o jovem as possa aprender de uma forma mais rápida e eficiente.
Este programa é realizado em diferentes fases: seleção do candidato (entrevista ao jovem e à família), levantamento das entidades parceiras interessadas em colaborarem no projeto, emparelhamento da entidade e do jovem, preparação no domicílio de todas as questões relacionadas com o emprego, 1.ª fase de início do trabalho.


Intervenção individual com um técnico em acompanhamento permanente com o jovem para fazer a ponte entre as necessidades da empresa e adaptação das tarefas que o jovem tem que realizar. O técnico adapta cada tarefa às capacidades do jovem para que este possa fazer uma aprendizagem de atividades laborais e sociais no local de trabalho.
Neste programa é feita também uma aprendizagem das deslocações de casa para o local de trabalho e vice-versa, ou a pé ou em transportes públicos.


São trabalhados também os aspetos da pontualidade, higiene pessoal e apresentação (roupa / farda ou acessórios). Depois de cada dia de trabalho, o técnico regressa a casa com o jovem e faz um resumo e consciencialização das tarefas aprendidas através de fichas. Aprendizagem de atividades laborais, e sociais (pontualidade, higiene pessoal, apresentação) no local de trabalho com o acompanhamento permanente de um técnico.
No que diz respeito à família do jovem, este programa é muito importante pois muitos jovens com deficiência acabam a escolaridade obrigatória aos 18 anos, ou por vezes aos 21 anos e existem muito poucas respostas adequadas. Os CAO´s (Centros de atividades ocupacionais) têm listas de espera enormes e quando têm vagas têm uma resposta desadequada.


Para a nossa sociedade este programa é de extrema importância pois demonstra que podemos todos construir uma sociedade mais justa e inclusiva em que todos têm um lugar, em que todos têm um papel ativo.





Partilhe em

APOIE OS PROJETOS DA AAMA!

Juntos vamos quebrar barreiras para incluir vidas inteiras