O programa de INTERVENÇÃO INTENSIVA PRECOCE destina-se a crianças dos 2 aos 6 anos com perturbações globais do desenvolvimento, espectro do autismo, qualquer outro tipo de deficiência ou necessidades especiais.
O objetivo do programa é desenvolver competências e ferramentas fundamentais que permitam às crianças integrar-se e adaptar-se em salas de ensino regular.
Este programa atua em três grandes áreas: prepara as crianças com NEE para a escola primária, dá formação prática às educadoras que recebem as crianças nas salas onde é realizada a integração e dá oportunidade das outras crianças poderem aprender e crescer com uma criança com características diferentes.
A intervenção será adaptada a cada criança de acordo com as suas competências, dando ênfase a um ensino estruturado, intensivo e individualizado. Todo o trabalho assenta em modelo eclético relacional e comportamental.
O programa tem a duração de 25 horas semanais e cada aluno é acompanhado permanentemente por um técnico, quer quando está em sessões individuais de terapia, quer quando está integrado numa sala regular.
A equipa do programa é constituída por Técnicos Superiores de Educação Especial e Reabilitação, Técnicos Superiores de Reabilitação Psicomotora, terapeutas da fala e fisioterapeutas.
Local:
Externato Flôr do Campo (Odivelas) - R. 4 de Outubro 11, 2620-206 Ramada